Apresentação

O evento bienal é promovido pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) desde 1995 e acontece este ano nos dias 26, 27 e 28 de outubro, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. A edição de 2011 conta com uma novidade: ela será realizada juntamente ao III Fórum Ibero-americano de Letramento e Aprendizagem, evento internacional anteriormente realizado nas cidades de Braga, em Portugal, e Madrid, capital da Espanha. Da confluência dos dois eventos espera-se um aprofundamento na discussão sobre letramento e aprendizagem entre pesquisadores ibero-americanos.

O I Fórum Ibero-americano de Letamentos e Aprendizagem acorreu de 19 a 22 de julho de 2009, na Universidade do Minho, Campus Gualtar, em Braga-Portugal. Este evento e o 16° Eurpean Conference of Reading são uma organização conjunta da Linha de Investigação Literacias - Práticas e Discursos em Contextos Educativos, do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, do Comitê Europeu da International Reading Association (IDEC) e da Littera - Associação Portuguesa para a Literacia. Contou com o apoio da Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho e da AELE - Asociación Española de Lectura y  Escritura.
O II Fórum Ibero-americano – II Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje – aconteceu de 12 a 14 de novembro de 2010, em La Casa Encendida, Madri-Espanha. Da mesma forma que o primeiro, o segundo evento realizou-se juntamente com a III Jornadas Iberoamericanas sobre Prácticas de Lectura y Escritura, com o desejo de fomentar as relações entre as duas instituições e o intercâmbio de projetos e propostas numa perspectiva ibero-americana. A temática “Escribir y leer hoy en la escuela, La biblioteca y otros contextos sociales: prácticas e investigaciones” explicita a importância de pensar outros ambientes educativos que vão além da escola mas que com ela possam dialogar.
Este ano de 2011 o evento conjunto IX Jogo do Livro e o III Fórum ibero-americano de letramento e aprendizagem pretende alargar os horizontes de discussão acerca do mundo literário, incluindo seus textos, espaços e discursos que dão a ver formas renovadas por onde anda a literatura. Assim, a temática principal, “Onde anda a literatura?” conduz à ideia de inclusão que torna ampliada as fronteiras do mundo literário.