quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nascido na cidade de Papagaio, no interior de Minas Gerais, Bartolomeu Campos de Queiros é autor de mais de quarenta livros, vários deles traduzidos e editados em outros países. Com uma prosa poética refinada, recebeu importantes prêmios literários. Já com o seu primeiro livro, O peixe e o pássaro, ganhou o prêmio Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil. E ao longo de sua trajetória vários outros prêmios juntaram-se a esse: como a sessão brasileira do IBBY(International Board on Books for Young people); e em 2008 o IV Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Formado nas áreas de educação e arte, se destacou como educador, tendo contribuído com importantes projetos do Ministério da Educação e da Secretária do Estado de Educação. Através de sua obra literária e de seu trabalho como educador, Bartolomeu busca demonstrar a necessidade de promover através da educação valores mais humanos nas crianças. Defende a importância da leitura literária para a formação das mesmas, pois, como afirma o autor, a leitura literária possibilita que a criança se torne mais crítica e mais sensível ao que está a sua volta, sendo isso de grande importância para a sociedade. Em sua busca pela promoção da leitura literária como instrumento de aquisição à cidadania, o autor é um dos criadores do Movimento por um Brasil literário, que já conta com mais de 6.750 adesões. Tendo ele próprio redigido o manifesto, prega como característica inerente à literatura a promoção do diálogo entre as diferenças e a capacidade de acolher a todos, concorrendo para o exercício de um pensamento crítico, ágil e inventivo. Como afirma Bartolomeu “a literatura é um direito de todos”.

Atualmente o autor viaja pelo país proferindo conferências e seminários cujo tema são educação, leitura e literatura. Bartolomeu é um dos convidados do IX Jogo do Livro e III Fórum Ibero-Americano de Letramentos e Aprendizagens, evento que terá como tema principal a questão Onde está a literatura?








Um comentário:

  1. Meninas, o blog está excelente! Parabéns pelo trabalho. Não consegui ver as fotos, mas obrigado por terem colocado meu nome na equipe. Luiza

    ResponderExcluir