domingo, 9 de outubro de 2011


João Anzanello Carrascoza nasceu na cidade de Cravinhos, interior de São Paulo. O autor, que também escreveu novelas e romances voltados para o público infanto-juvenil, conquistou espaço no cenário nacional e internacional como contista, tendo sido escolhido para representar o Brasil na Antologia de Contos Breves Latino-Americanos, publicada em mais de dez países, sob o patrocínio da Unesco. Entre os livros publicados estão Hotel Solidão, O vaso azul e O homem que lia as pessoas.

Em 2011 Carrascoza lançou uma nova coletânea de contos, A vida naquela hora. Atualmente o autor já tem mais de vinte livros publicados, e não apenas literários. Formado em publicidade pela Universidade de São Paulo (USP), João publicou obras de referência sobre redação publicitária.

O autor recebeu prêmios importantes, entre eles destacam-se o prêmio internacional Guimarães Rosa – Radio France Internationale, em 1993; o prêmio Nascente, em 1996; além dos prêmios Eça de Queiroz em 2000 e prêmio Jabuti, em 2007.

Embora em seus textos Carrascoza fale de fatos cotidianos, como a relação entre pais e filhos, os mesmos ganham um tratamento poético, através de uma linguagem lírica. Como afirma Luiz Ruffato, "disso é feita a escrita de Carrascoza, de poesia que se quer silêncio, de miudezas que constróem o cotidiano, de melancolia, de lirismo."

Entrevista concedida pelo autor ao blog das editoras Ática e Scipione. Carrascaoza fala sobre a experiência de escritor, sua obra e influências literárias: http://blog.aticascipione.com.br/entrevistas/ouvindo-o-coracao-das-historias

Nenhum comentário:

Postar um comentário